A Gruta do Jerônimo em Uauá - História e Turismo | Por Ponto Uauá

Resultado de imagem para gruta do jeronimo
Foto de Indira Ferreira

A Gruta do Jerônimo é um dos principais patrimônios naturais da sede de Uauá — Bahia, onde recebe a visita de pessoas todo o ano. Um museu natural que tem um cenário extremamente cativante.

A Gruta do Jerônimo se localiza na comunidade do Curundundun (Uauá — Bahia), no alto da serra do Jerônimo. A Gruta foi encontrada por um senhor chamado Jerônimo há um século atras, que estava caçando pela região quando se deparou com a entrada da caverna.

A caverna contém vários salões cobertos de rochas sedimentares formadas por milhares de anos, como:


  • Estalactites que se geram no teto de uma caverna ou gruta, desenvolvendo para baixo, direcionando-se ao chão.



  • Estalagmites que se geram no chão de uma caverna ou gruta, desenvolvendo para cima, direcionando-se ao teto.


Muitos queriam conhecer a gruta naquela época, mas era difícil, pois a mata era fechada e a estrada só foi construída em 1990. Após a construção da estrada varias pessoas começaram a visitar, e até hoje o local é visitado.

A Gruta tem aproximadamente a 39 km da sede de Uauá, que recebe vários visitantes todos os anos, e onde celebram a missa no local uma vez por ano.

A gruta é visitada por pessoas da sede, quanto aos turistas vindo de outras regiões. A igreja ajuda muito em questão a divulgação do local,

Há também a festa em comemoração a gruta realizada do lado de fora, que ocorre todo ano no mês de setembro, na última vez que ocorreu foi no dia 14 de setembro de 2019.

A festa ocorre do lado de fora por conta dos danos que houveram recentemente na caverna, houve até proposta de cancelamento da visita na região. Mas de uns tempos para cá, o povo junto com o poder publico estão fazendo de tudo para impedir que isso ocorra.

Um bom exemplo foi encontrado na Escola Miguel Avelino Gomes, onde os estudantes e a coordenação contribuem com a preservação do local através do projeto “Vamos á gruta!”. Esse projeto realiza oficinas para proteger a gruta de danos, dede 2014 a escola vem desenvolvendo esse papel.

O Local tem um cenário maravilhoso, onde cativa o olhar das pessoas, e fazendo com que elas voltem a visita-la novamente.

Comentários