O São João de Uauá - História | Por Ponto Uauá




O São João de Uauá é a festa mais esperada pelos uauaenses, é tradição forte, tradição essa que valoriza as suas raízes culturais. Com a intensa participações de músicos e poetas locais, onde se predomina o forró pé de serra.

Antes Uauá servia ao padroeiro Senhor do Bonfim, as celebrações ocorriam na capela Senhor do Bonfim (Atualmente: Cemitério Local), atualmente as celebrações ocorrem na Igreja Matriz de Uauá, servido ao padroeiro São João Batista.

O objetivo dos festejos juninos, é a comemoração dos três santos: Santo Antônio, São Pedro e São João Batista. O principal santo do povo uauaense é São João Batista, padroeiro da região.

Os festejos juninos de Uauá nasceram no dia 24 de maio de 1923 junto a criação da Igreja Matriz. Nesta mesma data, São João Batista seria levado padroeiro da nossa cidade dando origem as tradicionais festas juninas na região.

Tudo se iniciou quando o santo São João Batista seria levado padroeiro da nossa cidade, varias pessoas foram as ruas festejando a chegada do novo padroeiro, ao som de músicos da época.

A cidade de Uauá também conhecida como a terra do bode é também um dos poucos municípios que mantém a tradição do São João mais próxima da cultura sertaneja.

O São João de Uauá é um conjunto de manifestações culturais marcadas pelas alvoradas, a entrega de Ramos, os novenários, e por fim, a festa que ocorre na praça, onde as pessoas assistem aos shows.

Antes o São João de Uauá era organizado pelo povo, atualmente é organizado  poder publico quanto a parte religiosa, ou seja, a Prefeitura Municipal de Uauá, Secretaria de Cultura, Secretária de Educação, e a Paróquia São João Batista, e os comerciantes que vedem seus produtos durante o evento.

Os primeiros eventos culturais começam com a organização religiosa com as alvoradas, a entrega de ramos, os novenários. Já as festas e os cenários montados que ocorrem na Praça São João Batista são organizados pelo poder público e os comerciantes.

Comentários