A Igreja Matriz de Uauá - História | Por Ponto Uauá



A igreja Matriz de Uauá, além de ser o maior bem e patrimônio cultural de Uauá, é um símbolo de fé do povo uauaense. Uma vez que é onde acontece toda a devoção dos uauaenses, inclusive a devoção ao São João Batista, padroeiro da nossa cidade.

A igreja Matriz está localizada na praça São João Batista no centro da cidade, se encontra na rua Seu Anízio.

Antes Uauá servia ao padroeiro Senhor do Bonfim, as celebrações ocorriam na capela Senhor do Bonfim (Atualmente: Cemitério Local), atualmente as celebrações ocorrem na Igreja Matriz de Uauá, servido ao padroeiro São João Batista.

Tudo se iniciou em 1921, naquele ano se iniciava a construção da Igreja.

Em 1923 foi construída a Paroquia São João Batista, que levou o santo São João Batista o padroeiro da cidade, que é o atual até hoje. Essa data foi marcada pelos uauaenses, pois esse evento ocorre até os dias atuais; conhecida com as “Alvoradas dos Humildes”.

A paroquia foi criada pela ordem do Arcebispo Dom Jerônimo Tomé de Souza.

O primeiro padre da paroquia foi João do Prado Sacramento, foi ele quem decidiu a troca de pároco da cidade.

Em 1925 o Padre Zacarias Matto Grosso assume o lugar do padre João do Prado Sacramento, e se torna o novo pároco da paroquia e permanece 9 anos no local.

Em 1935 chega o Padre Manuel Magalhães de Araújo, retomando a trajetória do  Padre Zacarias Matto Grosso.

1948 chega o criador da “Cruzada Eucarística”, o Padre Maximiliano Miguel Focks (Polonês), ele foi o fundador do Colégio Estadual Nossa Senhora Auxiliadora. Ele permaneceu na paroquia por quase 26 anos, falecendo em 1976 na cidade de Araripina.

Em 1975 o Padre Gregório Michels é recebido na paroquia com o missionário Agenor e duas irmãs: Dárcia, Maria. Ele permaneceu durante 3 anos, deixando paroquia em 1977.

A paroquia ficou sem pároco durante 7 anos, até que chega o Padre Jorge Fetsch (Canadense) em 1984, partindo em 1992.

Em 1992 Marcos Antônio é licenciado como padre da região, permaneceu 10 anos na paroquia.

Em 2002, o padre Moisés Rocha de Oliveira chega a paroquia, ele foi o criador do “Puxa Cristo”, conhecida atualmente como “Puxada Católica”.

Em 2006 o padre Carlos Lorenzo Palácios Moral substitui o padre Moisés, e parte em 2001.

Em 2012 chega o atual padre da paroquia, o padre José Erimateia de Oliveira, ele está até os dias atuais na paroquia.

Em 2018 o padre Edicarlos de Sena chega a paroquia e atua junto ao padre José Erimateia, mas vai embora da paróquia em 2019, deixando a responsabilidade somente com o padre José.

O Padre José Erimateia de Oliveira, é o único padre presente na nossa paroquia atualmente.


Comentários